Inception (USA, UK 2010)


Existem aqueles poucos filmes que fazem você sair do cinema com o queixo caído. Me lembro perfeitamente da primeira vez que vi Inception e da ótima sensação de ter que usar o cérebro para ver algo que, no fim das contas, é um mega elaborado filme de ação/ficção-científica.
Depois de começar modestamente com o excelente Amnésia, Christopher Nolan tem recebido mais e mais atenção a cada novo projeto (sem mencionar os cheques cada vez mais gordos), mas sua criatividade parece não conhecer limites, mesmo com toda a pressão que um projeto desse tamanho deve criar. Uma vez que se assiste, não tem como não imaginar quão trabalhoso deve ter sido coordenar todos os elementos: principalmente efeitos especiais, roteiro e trilha-sonora (todos ótimos) a fim de tornar tudo inteligível.
Além disso, é interessante perceber como Leonardo Di Caprio participou, no mesmo ano, de dois filmes que desafiam o público a descobrir se a ação na tela é ou não realidade. Mesmo que de formas diferentes, as duas obras acabam por deixar o final em aberto e o público com suas próprias conclusões, algo sempre bem-vindo no cada vez mais mastigado cinema de multiplex que nos é empurrado.
Em tempos de Avatar e do cada vez mais presente 3D, o sucesso de um filme "normal" como esse, só comprova que oque as pessoas realmente querem assistir, são bons filmes. Mesmo não concordando com aqueles que dizem que esse é um dos melhores já feitos (essas pessoas não devem ter visto muitos), confesso que é um dos melhores de 2010 e um dos poucos que me causaram aquela rara sensação de borboletas no estômago.
Agora é esperar para que os rumores sobre uma suposta continuação fiquem no mundo da especulação.
****1/2

Comentários

Anônimo disse…
eu achei the inception perfeito. principalmente as imagens e o uso dos fatos do inconsciente. a cadeira caindo. puts. muito bom mesmo. pra mim eh um filme que reascendeu Freud plenamente. muito bom.

Postagens mais visitadas